SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Economia solidária e processo de incubação: a experiência da Universidade Federal de SergipeTecendo possibilidades emancipatórias do cooperativismo com mulheres artesãs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SILVA, Ronalda Barreto. Movimentos sociais, educação e saúde mental: a inclusão social pelo trabalho. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.155-164. ISSN 0104-7043.

O presente artigo busca fazer algumas reflexões sobre a proposta conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e Emprego para organização de empreendimentos da Economia Solidária com portadores de transtornos mentais, usuários de álcool e outras drogas. A análise parte do pressuposto de que a efetiva inclusão social só é possível pela via do trabalho, categoria fundante da sociedade. Assim, discute a cidadania desse segmento da população, entendendo que o trabalho é fundamental para o estabelecimento de laços de sociabilidade, configurando-se, dessa forma, como um princípio educativo por excelência. Portanto, a proposta em questão constitui-se num desafio que se coloca para as incubadoras universitárias de empreendimentos solidários e que vem sendo realizado, de forma ainda incipiente, por algumas delas.

Palavras-chave : Inclusão Social; Trabalho; Educação; Cidadania; Economia Solidária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )