SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Tecendo possibilidades emancipatórias do cooperativismo com mulheres artesãsLendo Stella: um mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CULTI, Maria Nezilda  y  SOUZA, João Batista da Luz. Estratégia de comercialização para melhorar a renda de pequenos produtores familiares rurais de leite. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.175-189. ISSN 0104-7043.

A importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico vem ganhando maior força nos últimos anos em razão do impulso gerado pela ampliação da discussão sobre o desenvolvimento sustentável, maior segurança alimentar, geração de emprego e renda. A comercialização é um dos principais gargalos para o desenvolvimento desse sistema de produção. Este estudo refere-se à estratégia de comercialização para a atividade leiteira nos assentamentos rurais nos municípios de Peabirú e Quinta do Sol, onde 53% das propriedades familiares dedicam-se à produção do leite. Também faz parte do estudo, o grupo de produtores familiares de leite do município de Engenheiro Beltrão. Os resultados da pesquisa mostram a viabilidade de uma estratégia de comercialização que os une por meio de uma logística de coleta do leite de cada produtor individual para aumentar o volume e viabilizar a venda com melhores preços e mais independência por meio da formação de um empreendimento coletivo autogestionário.

Palabras clave : Autogestão; Cooperação; Estratégia de Comercialização Coletiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )