SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue34Estratégia de comercialização para melhorar a renda de pequenos produtores familiares rurais de leiteRevolucionando a educação multicultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Lendo Stella: um mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.193-205. ISSN 0104-7043.

O filme Stella, dirigido por Sylvie Verheyde, serviu-me de mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental. Dele aproveitei-me para destacar aspectos importantes no currículo dessa escola. Tomando-o como inspiração, defendi a importância da arte e da literatura no currículo. Sustentei que no processo de ampliação da percepção e da sensibilidade, faz-se útil a assistência de intérpretes munidos com dados não suficientemente disponíveis à experiência individual. Daí o valor de um bom professor. Abordei, a seguir, o conhecimento escolar no ensino fundamental, analisando questões envolvidas nos processos de seleção e organização desse conhecimento, destacando sua importância e rejeitando a supervalorização da experiência do aluno em algumas propostas curriculares. Argumentei também a favor da definição de conteúdos básicos nas escolas, com o apoio das secretarias municipais locais. Considerei como desafio, no ensino fundamental, pensar em conteúdos básicos que não sejam propostos por uma comissão de especialistas nem impostos de cima para baixo, em todo o país. Defendi, então, a formação de uma parceria entre a escola e o governo local, por meio de uma qualidade negociada, via currículo.

Keywords : Conhecimento Escolar; Seleção; Organização; Conteúdos Básicos; Qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )