SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Estratégia de comercialização para melhorar a renda de pequenos produtores familiares rurais de leiteRevolucionando a educação multicultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Lendo Stella: um mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.193-205. ISSN 0104-7043.

O filme Stella, dirigido por Sylvie Verheyde, serviu-me de mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental. Dele aproveitei-me para destacar aspectos importantes no currículo dessa escola. Tomando-o como inspiração, defendi a importância da arte e da literatura no currículo. Sustentei que no processo de ampliação da percepção e da sensibilidade, faz-se útil a assistência de intérpretes munidos com dados não suficientemente disponíveis à experiência individual. Daí o valor de um bom professor. Abordei, a seguir, o conhecimento escolar no ensino fundamental, analisando questões envolvidas nos processos de seleção e organização desse conhecimento, destacando sua importância e rejeitando a supervalorização da experiência do aluno em algumas propostas curriculares. Argumentei também a favor da definição de conteúdos básicos nas escolas, com o apoio das secretarias municipais locais. Considerei como desafio, no ensino fundamental, pensar em conteúdos básicos que não sejam propostos por uma comissão de especialistas nem impostos de cima para baixo, em todo o país. Defendi, então, a formação de uma parceria entre a escola e o governo local, por meio de uma qualidade negociada, via currículo.

Palavras-chave : Conhecimento Escolar; Seleção; Organização; Conteúdos Básicos; Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )