SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Lendo Stella: um mote para pensar o fundamental na escola de ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

RYOO, Jean J.  e  MCLAREN, Peter. Revolucionando a educação multicultural. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.34, pp.207-225. ISSN 0104-7043.

Este artigo explora a forma como a educação multicultural e os ideais democráticos na educação pública têm sido enfraquecidos pela globalização do capitalismo, uma vez que homenageia a falsa diversidade com formas superficiais do multiculturalismo, enquanto a defesa da cultura de consumo como modo de vida ideal, com o qual as pessoas devem se conformar. Os autores analisam como a pedagogia crítica revolucionária pode ajudar a combater a violência superficial sofrida pelo multiculturalismo e a globalização neoliberal do capitalismo, com sugestões para a contemplação teórica, bem como a prática docente.

Palavras-chave : Pedagogia Crítica Revolucionária; Multiculturalismo; Capitalismo; Violência Epistêmica; Neoliberalismo; Globalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )