SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Ciclos festivos na escola pública e pluralismo religioso: conflitos e interações. Um ensaio por uma abordagem teórico-metodológica do estudo da festa no espaço escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

VIEIRA, Marili M. S.  y  PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A dimensão da espiritualidade no processo de constituição identitária do professor. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.19-30. ISSN 0104-7043.

Este artigo objetiva divulgar uma pesquisa feita para compreender como a dimensão da espiritualidade contribui e participa da constituição identitária de professores. Como referencial teórico, quanto à identidade profissional, recorre-se a Dubar e Bauman. Para explicar a escola como espaço para a constituição identitária, busca-se Berger e Luckmann. Os mesmos propõem compreender a necessidade de comunidades de apoio no processo criação de sentido de vida e, consequentemente, de constituição identitária. Na escola, as várias dimensões do professor são acionadas cotidianamente. Recorre-se a Placco, que propõe que se considere a sincronicidade entre essas dimensões, dentre elas, propõe-se a dimensão da espiritualidade. Para compreensão da dimensão da espiritualidade, usa-se Frankl, que propõe a espiritualidade como o sentido da vida de cada pessoa. Todos os autores do referencial propõem a busca de sentido como movimento central ao ser humano. Realizou-se a pesquisa em uma escola confessional na cidade de São Paulo, com cinco professores do Ensino Médio, a diretora e a coordenadora pedagógica. Considera-se que a espiritualidade é essencial para o docente e um meio pelo qual se pode atuar na reflexão dele sobre seu sentido de vida e sobre o sentido de sua atuação profissional, atingindo o alvo final da educação.

Palabras clave : Identidade; Espiritualidade; Projeto Pedagógico; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )