SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35A dimensão da espiritualidade no processo de constituição identitária do professorCinema e religião em Santo Forte, de Eduardo Coutinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SILVA, Maria Edi da  e  CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro. Ciclos festivos na escola pública e pluralismo religioso: conflitos e interações. Um ensaio por uma abordagem teórico-metodológica do estudo da festa no espaço escolar. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.31-40. ISSN 0104-7043.

Partindo da escola pública como campo empírico, o objetivo do trabalho é intensificar o debate sobre a pluralidade religiosa existente nesse espaço e, por meio dos Ciclos Festivos, analisar e compreender a interação/sociabilidade dos agentes envolvidos no contexto. As festas escolares, historicamente construídas sobre elementos religiosos, são momentos privilegiados de vivência coletiva, atitudes reivindicatórias e busca por reconhecimento. A reconfiguração das festas nos faz pensar nos objetivos desses momentos, na interação dos agentes, como são representados e respeitados na sua identidade religiosa.

Palavras-chave : Escola; Religião; Reconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )