SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Ciclos festivos na escola pública e pluralismo religioso: conflitos e interações. Um ensaio por uma abordagem teórico-metodológica do estudo da festa no espaço escolarSecularización y cultura (s) católica (s) entre jóvenes universitarios de Mérida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SCARELI, Giovana. Cinema e religião em Santo Forte, de Eduardo Coutinho. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.41-54. ISSN 0104-7043.

O objetivo principal do artigo é mostrar como o filme Santo Forte aborda a questão da religião frequentada por seus personagens, como o diretor construiu este filme e suas possibilidades interpretativas. Para a realização deste artigo foi executada uma decupagem total do filme, que compreende a descrição das imagens e a transcrição das falas. De posse deste material, foi possível criar uma interlocução entre as sequências do filme e teóricos de várias áreas, como os do cinema, da religião e da educação. Primeiramente, o artigo mostra o surgimento da ideia para a realização do filme e traça um panorama de como cada personagem, por ordem de entrada no filme, fala sobre sua religiosidade. Posteriormente, uma das personagens é escolhida com o objetivo de analisar como o “sagrado e o profano” podem estar interligados em algumas expressões religiosas. Consideramos também que a postura do diretor e a própria edição do filme nos ensinam a ouvir o outro e a entender como a religião participa da vida das pessoas, e o quanto cada um de nós é constituído pelas religiões com as quais comungamos.

Palavras-chave : Cinema; Religião; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )