SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Família, escola e religião. Que conflitos e negociações?De benevolências, vocações e fraternidades: discursos da seara da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do  e  BERTINATTI, Nicole. A escola dominical presbiteriana: disseminação de saberes e práticas educativas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.95-104. ISSN 0104-7043.

Este texto propõe apresentar o modelo pedagógico das Escolas Dominicais Presbiterianas no Brasil, caracterizando-as como um espaço de educação extraescolar presente nas igrejas protestantes. Tem o objetivo de analisar de que maneira as Escolas Dominicais Presbiterianas eram organizadas, verificando a metodologia utilizada. O recorte teórico-metodológico está pautado em Roger Chartier (1999), Dominique Julia (2001), Jorge Nascimento (2008) e Carlo Ginzburg (2007), os quais oferecem categorias de análise como representações, cultura escolar, educação extraescolar e método indiciário. Esse trabalho insere-se na perspectiva da Nova História Cultural, a qual permite aos pesquisadores de História da Educação ultrapassar barreiras do seu objeto de estudo, explorando outras áreas do conhecimento. As fontes utilizadas para o embasamento deste texto foram Importância da Pedagogia Religiosa na Consolidação da Igreja Presbiteriana do Brasil (KERR, 1925) e a Primeira Convenção Regional das Escolas Dominicais no Rio de Janeiro (REIS, 1909). Os resultados apresentam a Escola Dominical como um espaço de realização de práticas pedagógicas no qual o principal objetivo era ensinar a doutrina protestante por meio da Bíblia. As Escolas Dominicais tornaram-se um ambiente relevante de contato dos novos convertidos com a nova cultura religiosa, aprendendo a interpretar a Bíblia.

Palavras-chave : Escola Dominical Presbiteriana; Brasil; Práticas Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )