SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35De benevolências, vocações e fraternidades: discursos da seara da educaçãoLa religión como producto turístico: el caso de los Altos de Jalisco, México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. Educação e religião: notas sobre ensino e aprendizagens terapêuticas no SCS da Ipda. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.115-124. ISSN 0104-7043.

Este texto tem como objetivo principal refletir sobre o aprendizado do sistema de cuidado com a saúde no pentecostalismo; especificamente, procura compreender experiências de formação de ensino e aprendizado dos terapeutas e observar formas de educar os modos de atenção corporal de curadores e pacientes no âmbito do “ritual de cura”. O presente trabalho concentra-se em igrejas pentecostais, buscando pontuar algumas especificidades de sua cosmovisão de modo a entender como se dá a inserção de pessoas com problemas de saúde em tais espaços. Considera-se aqui que os relatos de experiências de recebimento de Espírito Santo e da carreira do terapeuta são como estratégias didáticas para difusão e ensinamento do SCS da IPDA (Igreja Pentecostal Deus é Amor). Especificamente, a experiência terapêutica é antes de tudo um aprendizado corporal em que traços do universo simbólico do pentecostalismo são compreendidos com base em representações e práticas pentecostais que atualizam e redirecionam a carreira do doente.

Palavras-chave : Religião; Educação; Sistema de Cuidado com a Saúde; Pentecostalismo.

        · texto em Português     · Português ( pdf )