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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BORGHI, Giorgio. “Deus é quem sabe”: transcendência da verdade e educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.163-175. ISSN 0104-7043.

Baseado numa reflexão sobre a dimensão hermenêutica da racionalidade humana, este artigo analisa como, na filosofia antiga, destaca-se a transcendência da verdade, e mostra que a visão da educação muda profundamente quando não se admite tal transcendência, como no caso dos sofistas. Essas considerações fundamentam o esboço de uma ”espiritualidade do conhecimento”, para um saber que não elimine o Mistério, porque morar num mundo humano significa morar no Mistério da alteridade: alteridade da natureza, dos outros, do Outro. Para este fim, recorre-se à história e figura bíblica de Moisés, como paradigma de uma nova atitude de relação com a verdade, alternativa à busca das certezas que caracteriza a modernidade. Na procura dessas certezas, queremos definir, conferir, possuir; mas isso prejudica a possibilidade do encontro com uma verdade que não se deixa encerrar nas nossas certezas e que permanece sempre inesgotável. Por isso, uma educação que admite a transcendência da verdade será uma educação que ajuda as pessoas a aprender a pensar. E hoje sabemos que o pensar humano não leva à certeza, como queria Descartes, mas à capacidade de lidar com as incertezas.

Palavras-chave : Racionalidade; Transcendência; Verdade; Certeza; Educação.

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