SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue35“Deus é quem sabe”: transcendência da verdade e educaçãoNotas sobre o aprendizado no candomblé author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

CONDURU, Roberto. Educando (com) os sentidos: escrita, oralidade e estesia no processo de educação continuada das religiões afro-brasileiras. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.177-185. ISSN 0104-7043.

Com o objetivo de estudar os processos educativos nas religiões afro-brasileiras em paralelo à educação escolar, são analisadas cantigas e outros objetos, práticas e seres que participam da iniciação religiosa em terreiros de umbanda e de candomblé no Rio de Janeiro, associados a reflexões sobre as religiões afro-brasileiras publicadas em livros e revistas. Observa-se a crescente presença da escrita nesse contexto formativo, embora com a dominância da oralidade e de outros meios de comunicação, os quais demandam a constante educação dos sentidos. Estas práticas de educação continuada baseadas na estesia sugerem a articulação das mesmas às práticas de educação formal nas escolas.

Keywords : Escrita; Oralidade; Estesia; Educação Continuada; Religiões Afro-Brasileiras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )