SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36“Biografização” como competência-chave na modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GALVAO, Izabel; DELORY-MOMBERGER, Christine; BOURGUIGNON, Jean-Claude  e  SCHALLER, Jean-Jacques. Abertura das práticas da intenvenção social ao território: um dispositivo de pesquisa e formação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.19-29. ISSN 0104-7043.

Este artigo relata aspectos de uma pesquisa-ação-formação realizada junto a entidades sociais situadas no interior da França. A pesquisa teve o duplo objetivo de investigar as possibilidades de maior abertura das práticas de intervenção aos recursos dos territórios e às demandas de seus habitantes, e de promover a reflexão dos profissionais sobre o sentido de suas ações. O artigo situa esta problemática no contexto das políticas sociais atuais e destaca a originalidade do dispositivo criado, descrevendo suas etapas e modalidades formativas. Por meio da análise dos enunciados dos profissionais envolvidos, mostra como a experiência de pesquisa por eles realizada provocou um deslocamento que favoreceu mudanças na postura e práticas profissionais, e como a prática do registro escrito e do trabalho coletivo representaram meios privilegiados de desenvolvimento da reflexividade.

Palavras-chave : Biografização; Escrita; Políticas Sociais; Reflexividade; Sentido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )