SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36Abertura das práticas da intenvenção social ao território: um dispositivo de pesquisa e formaçãoNuevas formas de organización colectiva y producción de saber pedagógico: la Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

ALHEIT, Peter. “Biografização” como competência-chave na modernidade. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.31-41. ISSN 0104-7043.

Biografização pode ser descrita como uma competência que nos é imposta pelo processo da modernidade. Com o surgimento das sociedades modernas, somos como que socialmente obrigados a ser individuais e únicos. Tudo o que vivenciamos e experienciamos deve “passar através de nós”. O mundo no qual vivemos e somos capazes de agir é o mundo que nós construímos. Isso certamente não significa que nossas construções sejam aleatórias. Elas obviamente dependem de impulsos que nos pressionam de fora. Mas elas são, definitivamente, o nosso processamento do social, que nos molda. Biografização é então a capacidade de combinar esses processamentos internos com as condições externas de sociabilidade. Com isso surgem processos de aprendizagem no individual, mas ao mesmo tempo também processos de mudança no social. A biografização é, por isso, um recurso para moldar o mundo moderno.

Palavras-chave : Aprendizagem Biográfica; Aprendizagem Transicional; Biografização; Individualização; Modernização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )