SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36Histórias de vida de professoras rurais: apontamentos sobre questões históricas e políticas de formaçãoProfessores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi S.. Aulas com professores em casa: memórias do ensino rural em bom jesus (1910-1940). Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.115-125. ISSN 0104-7043.

Por meio das memórias de doze sujeitos, analisam-se, nesta investigação, algumas práticas de escolarização que determinaram pistas sobre a sistematização da educação na região rural do município de Bom Jesus, localizado no Rio Grande do Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra. A pesquisa teve o objetivo de inventariar e analisar determinadas maneiras de contornar a carência de escolas, na região referida, entre os anos de 1910 e 1940. A metodologia utilizada foi a História Oral, as memórias escutadas pertencem ao Acervo Municipal de Memória Oral da Cidade. No contexto pesquisado, vários elementos compõem o processo de entender as práticas que institucionalizaram, em certa medida, o que foi denominado de “aulas com professores em casa”, prática adotada no meio rural em razão da ausência de escolas. Os elementos discutidos na pesquisa dizem respeito às relações de gênero, questões econômicas, culturais, políticas e religiosas. A relação entre eles vai, ao longo da investigação, tecendo um cenário de educação, com suas especificidades culturais interligadas às políticas públicas da educação em âmbitos estaduais e nacionais.

Palavras-chave : Memória; Educação Rural; História Oral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )