SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36Aulas com professores em casa: memórias do ensino rural em bom jesus (1910-1940)Não ser só um carregador de livro: elaborações de jovens rurais sobre a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.127-136. ISSN 0104-7043.

Este artigo procura analisar o que dizem e o que silenciam os professores e professoras da cidade sobre os alunos e alunas da roça; como representam os alunos e as alunas da roça em suas práticas discursivas/pedagógicas. Por entender que as identidades são pontos de apego temporário às posições-de-sujeito que as práticas discursivas constroem para nós, busco analisar as práticas discursivas que se materializam na escola da cidade e que materializam as identidades dos alunos e alunas da roça, por meio da inscrição desses sujeitos nos discursos escolares dos professores e professoras, sendo este um espaço de ancoração simbólica e cambiante dos sentidos e saberes fundadores de identidades. Portanto, este texto traz práticas discursivas/pedagógicas desenvolvidas na escola da cidade, desvelando os sentidos produzidos sobre os alunos e alunas da roça por meio dos relatos dos professores e professoras do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Serrolândia (BA) e pelas atividades desenvolvidas nas salas de aula, mostrando os fios discursivos tecidos na escola na “legitimação”, desconstrução, contestação e negociação da identidade e dos saberes do aluno e aluna da roça que estudam na cidade.

Palavras-chave : Identidades; Discursos; Práticas Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )