SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escolaSujeitos, instituições e práticas pedagógicas: tecendo as múltiplas redes da educação rural na Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SILVA, Catarina Malheiros da. Não ser só um carregador de livro: elaborações de jovens rurais sobre a escola. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.137-148. ISSN 0104-7043.

Considerando a centralidade da escola para a realização dos projetos individuais, este artigo busca compreender os sentidos das experiências escolares para os/as jovens do Distrito Espraiado e fazendas, localizados em área rural do município baiano de Palmas de Monte Alto. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, a etnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentos de coleta de dados. Foi realizada análise de 02 grupos de discussão com jovens do sexo masculino e feminino, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. A análise foi feita com base no Método Documentário de Interpretação desenvolvido por Karl Mannheim e adaptado para a pesquisa social empírica por Ralf Bohnsack. Os resultados apresentados aqui apontam que a escola tem significados positivos para moças e rapazes, haja vista que se trata de uma área rural de pequeno município em que o processo de escolarização se deu de forma tardia e sexista.

Palavras-chave : Educação Escolar; Conhecimento Escolar; Juventude Rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )