SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36Sujeitos, instituições e práticas pedagógicas: tecendo as múltiplas redes da educação rural na BahiaEducação rural: retomando algumas questões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BERGER, Miguel André. O ensino rural e a atuação do intelectual Acrísio Cruz. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.165-173. ISSN 0104-7043.

O estudo da historiografia na perspectiva da História Cultural vem ampliando o campo da História, incluindo novos objetos, novas temáticas, destacando-se dentre eles o papel de personagens e intelectuais. Neste trabalho utilizou-se da abordagem biográfica para reconstruir a trajetória do professor Acrísio Cruz (1906-1969). A análise documental, os contatos informais e a realização de entrevistas semiestruturadas possibilitaram compreender a atuação e as iniciativas desse professor e as mudanças no campo educacional sergipano. Em seu itinerário profissional, atuou como diretor de grupo escolar, como diretor da Instrução Pública, preocupando-se com o ensino e a formação de professor para o meio rural. Esse intelectual, com o apoio do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), empreendeu um plano de construção de mais de 200 escolas rurais, proporcionando melhores condições de moradia ao professor e ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. Seu projeto recebeu reconhecimento por parte das autoridades e dirigentes brasileiros e do professor Robert King Hall, da Universidade de Colúmbia, que prestava assessoria ao INEP. Outra iniciativa foi a criação da Escola Normal Rural com o intuito de favorecer a formação de professores para o meio rural, um dos aspectos cruciais da educação no Brasil.

Palavras-chave : Escola Rural; Formação de Professor; Intelectual da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )