SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36Educação rural: retomando algumas questõesDa educação rural à educação do campo: revisão crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SOUZA, Maria Antônia de  y  MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula. Educação do campo, escolas, ruralidades e o projeto do PNE. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.191-204. ISSN 0104-7043.

Este artigo problematiza educação do campo, os aspectos da realidade das escolas públicas e as metas previstas no projeto do Plano Nacional de Educação (2011-2020). O trabalho, fruto de análise documental e bibliográfica, toma por referência a educação do campo como derivada da experiência coletiva dos movimentos sociais de trabalhadores. Em meio ao debate da educação nacional é necessário reconhecer que o Brasil possui identidades e ruralidades que são determinadas por projetos políticos diferenciados. A tensão entre latifúndio e terra como meio de vida e de trabalho é permanente na história brasileira. A partir do final da década de 1990, simpósios, seminários e conferências demonstraram o caráter público e coletivo da educação do campo, em oposição ao caráter tecnicista e urbano que historicamente marcou a educação rural no Brasil. Constata-se que a conjuntura política nacional foi favorável à efetivação das demandas feitas pelos trabalhadores do campo, embora com muitos limites e controles fiscais e jurídicos. O Projeto do Plano Nacional de Educação insere a educação do campo como uma ampla frente de necessidades a serem enfrentadas e realidades a serem reconhecidas.

Palabras clave : Educação do Campo; Escola Pública; Ruralidades; Política Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )