SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36A modernidade pedagógica no discurso jurídico: a normalização das populações infantisO desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

RIBAS, Maria Cristina Cardoso. (Pós)modernidade e processos formativos: a saudável (in)consistência dos castelos de areia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.36, pp.227-241. ISSN 0104-7043.

Na chamada pós-modernidade enfrentamos a crise do pensamento europeu: hermenêutica, estruturalismo, teoria crítica, filosofia analítica, noções como sujeito, niilismo, modos de conhecimento e desdobramentos na educação. Autores e escolas passam a ser considerados do ponto de vista da continuidade ou da ruptura, esta identificada ao pensamento pós-moderno (MARCONDES, 2008). Tal dicotomia é abalada quando o paradoxo dissolve o binarismo do pensamento. Referimo-nos às transformações da racionalidade que marcam o fim da modernidade (VATTIMO, 1998), sobretudo após a morte de Deus proclamada por Nietzsche. Encontramos ética e política confiada aos técnicos, democracia na mão de experts, contextos perpassados pelo fantasma da violência (PECORARO, 2005). Enquanto educadores, precisamos repensar a violência como não diálogo, o que significa entender que verdades científicas não são absolutas. A crise das dicotomias alavanca a história e estimula a reconstituição das identidades, processos não exclusivos da contemporaneidade. O pós-moderno é mais um modo de atuar no mundo e menos categorização associada à linearidade temporal. Tal formulação ativa o sujeito, possibilita-o reinterpretar a si e ao entorno, transformá-lo. A reflexão representa nosso esforço para entender os efeitos dessas (trans)formações; contextualizar experiências nas quais se constituem as identidades (JOSSO, 2004) e repensar literatura na inconsistente condição pós-moderna.

Palavras-chave : Pós-Modernidade; (Trans)Formação; Experiência; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )