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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

RIBEIRO, Lúcia de Mendonça  e  SILVA, Copérnico Mota da. As políticas de formação de professores e o plano nacional de educação no contexto da reestruturação capitalista no Brasil. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.53-62. ISSN 0104-7043.

Analisando, em especial, as mudanças ocorridas na economia mundial nos últimos 20 anos, este texto busca esclarecer seus impactos sobre a burguesia brasileira e a adesão desta aos postulados da política neoliberal da terceira via, para então fazer uma reflexão sobre as consequências deste processo na formação para o trabalho e, especialmente, na política de formação de professores. Na educação básica, um novo perfil docente é requerido para formar o trabalhador nas novas exigências para o ingresso no mundo do trabalho, o que perpassa pela adequação das instituições formadoras e pelo acúmulo de novas funções para o professor e pelo aumento do controle sobre sua atividade, distanciando-o cada vez mais de sua função social. Faz-se, em seguida, uma reflexão sobre as definições em tal área contidas no novo Plano Nacional de Educação, concluindo com algumas considerações.

Palavras-chave : Neoliberalismo de Terceira Via; Formação de Professores; Plano Nacional de Educação.

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