SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37As políticas de formação de professores e o plano nacional de educação no contexto da reestruturação capitalista no BrasilA EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FRANCA, Magdalânia Cauby  y  CEARON, Nelcida Maria. Fóruns de Educação de Jovens e Adultos: uma história contada a partir da mobilização na Bahia e da participação do segmento das universidades. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.63-70. ISSN 0104-7043.

O presente artigo pretende fazer uma retomada das mobilizações dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, ressaltando a interlocução que vem se construindo e se fortalecendo com o segmento das universidades, para alcançar o seu objetivo fundamental de contribuir com o debate e com a formulação de políticas públicas e práticas sociais de educação de jovens e adultos. Para tal, resgata o histórico da mobilização dos fóruns de EJA nos encontros nacionais e a construção coletiva do Fórum estadual, bem como dos regionais da Bahia, no que se refere à organização e elaboração das temáticas de discussão. Por fim, ressalta o papel do segmento das universidades, evidenciando os resultados dessa ação conjunta na realização do Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, em 2006 e 2007.

Palabras clave : Fóruns de EJA; Formação de Educadores; Universidade; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )