SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Fóruns de Educação de Jovens e Adultos: uma história contada a partir da mobilização na Bahia e da participação do segmento das universidadesFormação docente para a educação de jovens e adultos: o papel das redes no aprendizado ao longo da vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

VENTURA, Jaqueline. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.71-82. ISSN 0104-7043.

Este artigo pretende contribuir para a compreensão do atual cenário da formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, na primeira parte analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais de alguns cursos de formação de professores, tais como Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas, demonstrando que, embora a EJA na atual legislação tenha sido configurada como modalidade da Educação Básica, no que se refere à formação de professores para atuar, considerando as especificidades da área, a questão permanece muito incipiente nas licenciaturas. Na segunda parte discutimos a importância e atualidade de pautar a formação de professores e de alunos da EJA em uma concepção ampliada do conceito de trabalho e na identificação da vinculação de classe dos diversos sujeitos da EJA para a construção de um processo educacional de formação humana emancipatório.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho e Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )