SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturasRelaçoes geracionais e práticas de numeramento na educação de jovens e adultos: inclusão e exclusão de jovens e adultos da escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

PAIVA, Jane. Formação docente para a educação de jovens e adultos: o papel das redes no aprendizado ao longo da vida. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.83-95. ISSN 0104-7043.

Com base em conhecimentos desenvolvidos em múltiplos projetos de formação de professores, como protagonistas e condutores dos processos vivenciados, reflete-se sobre a noção de redes - forma epistêmica e metodológica de professores produzirem conhecimentos ao longo de toda a vida. Verifica-se como redes de conhecimentos emergentes atravessam fronteiras dos níveis de formação/titularidades; tempos de magistério; experiência anterior com a educação de jovens e adultos; e práticas pedagógicas para se fazerem novas e complexas formas de compreender e apreender a realidade da EJA em trançados desiguais, diferenciados, e ricos da diversidade de saberes, e que produzem mosaicos que se conectam, transpondo fios e se enredando em trama sempre renovável. Reviram-se/pesquisam-se/esgarçam-se práticas desenvolvidas; escava-se em tomo de conceitos estabelecidos, revolvendo solos em que se esparramam trançados complexos de saberes, no processo dialético de ensinar-aprender-ensinar: ação investigatória sobre o mundo tomado a si, para transformá-lo. Na concepção de formação adotada - como ato humano, inacabado - assume-se a categoria freireana de percebido-destacado, entendendo a emergência de práticas resultando do movimento de professores sobre realidades de trabalho, quando têm consciência do que significam. Assume-se a estratégia metodológica de descodificar o mundo e mobilizar professores à descoberta de inéditos-viáveis em práticas pedagógicas transformadas e transformadoras.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Diversidade de Conhecimentos; Emergência de Práticas; Redes; Educação ao Longo da Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )