SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Formação docente para a educação de jovens e adultos: o papel das redes no aprendizado ao longo da vidaA especificidade curricular na educação de jovens e adultos: ainda um desafio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SCHNEIDER, Sonia Maria. Relaçoes geracionais e práticas de numeramento na educação de jovens e adultos: inclusão e exclusão de jovens e adultos da escola. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.97-107. ISSN 0104-7043.

Este artigo discute o desconforto de jovens e de adultos no estabelecimento da escola como seu lugar. Os sujeitos da pesquisa são jovens entre 14 e 23 anos e adultos entre 24 e 65 anos de idade, estudantes do segundo segmento de Ensino Fundamental do Programa de Educação de Jovens e Adultos, numa escola municipal do Rio de Janeiro. Em nossa análise, contemplamos relações geracionais repercutindo nas tensões e as tensões que se estabelecem nas polarizações entre lugar de sucesso e lugar de fracasso, e lugar de jovem e lugar de adulto na escola de EJA, identificando as práticas escolares como espaços de inclusão e de exclusão de jovens e de adultos na Escola Básica.

Palabras clave : Relações Geracionais; Educação de Pessoas Jovens e Adultas; Práticas Escolares; Inclusão e Exclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )