SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Relaçoes geracionais e práticas de numeramento na educação de jovens e adultos: inclusão e exclusão de jovens e adultos da escolaTramas das relações na escola: trajetórias escolares de jovens da EJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

AMORIM, Maria Gorete Rodrigues de; RIBEIRO, Nadja Naira Aguiar  y  MOURA, Tania Maria de Melo. A especificidade curricular na educação de jovens e adultos: ainda um desafio. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.109-116. ISSN 0104-7043.

Este texto tem por objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Para tanto, parte-se de dois questionamentos fundamentais: o que entendemos por currículo? Que especificidades deveriam existir, de acordo com o nosso entendimento, no currículo da EJA? Tais problematizações exigiram revisitar estudos teórico-metodológicos no campo do currículo, a exemplo de Silva (2002), e no campo da EJA, a exemplo de Freire (1987, 1996, 2000, 200 I); Brasil (2000); Oliveira (2001); Pinto (2005) e Soares (2001). Vale ainda salientar que este texto constitui-se como recorte de um estudo teórico mais amplo - cujo aprofundamento envolverá, também, a investigação empírica -, realizado por pesquisadores do Estado de Alagoas, vinculados a um grupo de pesquisa no campo da EJA. A relevância desta pesquisa está no fato de ela possibilitar a ressignificação da especificidade do trabalho pedagógico do professor da Educação de Jovens e Adultos, que precisa reconhecer seus alunos, trabalhadores-estudantes, como sujeitos que necessitam apropriar-se de saberes socialmente construídos.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Professores; Trabalhadores Estudantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )