SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37A especificidade curricular na educação de jovens e adultos: ainda um desafioEu aprendo, tu aprendes, ele aprende: em busca de uma prática docente mais democrática na EJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas  y  SA, Maria Roseli Comes Brito de. Tramas das relações na escola: trajetórias escolares de jovens da EJA. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.117-126. ISSN 0104-7043.

Com objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social.

Palabras clave : Jovens da EJA; Biografias Escolares; Sociabilidade; Significados da Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )