SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Tramas das relações na escola: trajetórias escolares de jovens da EJAA formação do professor e as práticas de leitura e escrita nas escolas rurais do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

RODRIGUES, Andréa Gabriel Francelino  y  CARVALHO NETO, Eulália Raquel Gusmão de. Eu aprendo, tu aprendes, ele aprende: em busca de uma prática docente mais democrática na EJA. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.127-135. ISSN 0104-7043.

Neste artigo discutimos sobre o oficio docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partimos da análise qualitativa dos dados da pesquisa intitulada "Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET-RN a partir de 2005: o currículo e a gestão", do Núcleo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do qual referenciamos neste estudo. Tomamos como fundamento teórico os princípios da pedagogia crítica, com destaque para a dialogicidade nas relações que se estabelecem entre educador e educando e para o entendimento de que a cultura é um elemento constitutivo das práticas educativas. Destacamos que o trabalho docente desenvolvido na EJA não prioriza a construção do conhecimento e da cultura dos sujeitos da aprendizagem uma vez que as orientações metodológicas desenvolvidas pelos professores inviabilizam a formação de um ser histórico, autônomo e valorizado em sua cultura. Ressaltamos a importância de uma prática docente que considere o trabalho como princípio educativo como uma das categorias fundamentais para o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas escolares. Consideramos que se encontra ausente nos cursos de formação inicial e continuada de professores uma política que contemple as especificidades inerentes ao trabalho com a EJA, sendo urgentes ações que se voltem para essa perspectiva.

Palabras clave : Formação Docente; EJA; Escola; Política Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )