SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37A formação do professor e as práticas de leitura e escrita nas escolas rurais do Rio Grande do SulTornar visível o cotidiano da escola: experiências na EJA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

DANTAS, Tânia Regina. Formação de professores em EJA: uma experiência pioneira na Bahia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.147-161. ISSN 0104-7043.

Trata-se de um trabalho de pesquisa em que se destaca a especificidade da educação de jovens e adultos, se analisa a formação docente com base em diversos autores, apoiada em uma literatura atual e pertinente acerca da temática estudada, se justifica a criação de um curso de especialização em EJA no âmbito de uma Universidade Estadual. Objetivando discutir a formação docente, o papel do professor e a especificidade da EJA, apresentam-se algumas reflexões sobre o percurso formativo, críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos educadores. Utiliza-se de uma metodologia que privilegia a indução, em uma abordagem qualitativa, realizando uma análise retrospectiva sobre os avanços e os recuos da proposta educacional. Como ponto culminante, à guisa de conclusão, reforça a importância da qualificação do educador propondo cursos em nível de pós-graduação, ações afirmativas e a revisão das políticas públicas no campo da EJA.

Palabras clave : Formação; Educação de Jovens e Adultos; Proposta Educativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )