SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Formação de professores em EJA: uma experiência pioneira na BahiaRepresentações sociais de futuras professoras de educação infantil: identidade e formação profissional em questão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

OLIVEIRA, Maria Olivia de Matos. Tornar visível o cotidiano da escola: experiências na EJA. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.163-172. ISSN 0104-7043.

O presente artigo traz reflexões sobre duas experiências na EJA: uma pesquisa realizada no ano de 20011 e outra desenvolvida em uma escola pública de uma cidade próxima à capital baiana, iniciada em 2008 e finalizada em 20102. Ainda que realizadas em tempo e espaço diferenciados, seus resultados guardam certa aproximação e representam uma tentativa da autora de tomar visível o cotidiano dos sujeitos da EJA, com foco nas expectativas formativas docentes, nas políticas de currículo praticadas e na valorização da cultura e dos saberes dos sujeitos aprendentes. As experiências aqui apresentadas são de cunho mais pro positivo do que diagnóstico e levantam questionamentos relativos à necessidade de se estabelecer, cada vez mais, um diálogo entre a universidade e a escola pública, na intenção de possibilitar espaços de escuta com os profissionais que ali trabalham. Em ambas as experiências adotou-se uma postura etnográfica, a fim de compreender a escola como um espaço sociocultural, de troca de saberes, mas também de exercício de poderes. Os resultados encontrados revelam desafios ainda não superados e apontam para algumas certezas que serão explicitadas ao longo do texto. Uma delas é a de que o professor é insubstituível, porém é necessário definir novas formas de organização da escola, novas práticas pedagógicas e uma reorganização curricular capaz de considerar a cultural local, os saberes e interesses dos estudantes, valorizando outros espaços e tempos de aprendizagem.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Formação Docente; Currículo; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )