SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Tornar visível o cotidiano da escola: experiências na EJAMotivação e conhecimentos prévios: fatores condicionantes da aprendizagem do adulto na educação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MASSUCATO, Jaqueline Cristina  y  AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Representações sociais de futuras professoras de educação infantil: identidade e formação profissional em questão. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.173-187. ISSN 0104-7043.

Este artigo aborda a formação de professores de educação infantil, constituindo-se em um relato de pesquisa. O problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar o papel dessa formação na reconstrução das representações sociais de futuras professoras de educação infantil sobre a profissão. Desenvolvemos um estudo baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico metodológico pautou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009). As técnicas de coleta de dados adotadas foram a aplicação de questionários a 46 concluintes de um curso de pedagogia de uma universidade particular do estado de São Paulo, dentre os quais selecionamos 05 alunas para participarem da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados com base na identificação das seguintes categorias de análise: identidade docente, concepção de professor e desafios para a formação docente. Os resultados obtidos indicaram o reconhecimento do professor da educação infantil enquanto pertencente à categoria profissional professor, com saberes específicos para sua atuação e que, portanto, necessita ser reconhecido profissional e socialmente pela importância de sua função.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Educação Infantil; Representação Social; Identidade Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )