SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Representações sociais de futuras professoras de educação infantil: identidade e formação profissional em questãoO descompasso dos programas de alfabetização de jovens e adultos: significados e sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MORAIS, Pauleany Simões de; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; AZEVEDO, Márcio Adriano de  y  FERNANDES, Priscilla de Medeiros Costa. Motivação e conhecimentos prévios: fatores condicionantes da aprendizagem do adulto na educação profissional. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.189-204. ISSN 0104-7043.

Vários são os aspectos que intervêm na aprendizagem dos adultos, dentre os quais destacamos a motivação e a exploração de conhecimentos prévios. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a interferência dos fatores motivação e conhecimentos prévios no processo de aprendizagem vivenciado pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Informática na Modalidade EJA do IFRN - Campus João Câmara. Caracterizou-se por ser de natureza descritiva. do tipo qualitativo e exploratório. Os dados analisados foram obtidos com base em um questionário semiestruturado aplicado aos 17 alunos que integraram a amostra deste estudo. Os principais fatores motivacionais citados pelos alunos foram a vontade de concluir o ensino médio para ingressar no mercado de trabalho (29%) e a busca de novos conhecimentos (23%). A maioria dos alunos (35%) citou questões relacionadas aos professores como fatores que levam   sentirem-se desmotivados para estudar, seguidos de 18% que relataram sentir-se cansados para estudar após a jornada de trabalho. Sobre a importância da utilização de exemplos do cotidiano durante as aulas, 94% afirmaram que eles facilitam a aprendizagem, pois ajudam a relacionar o assunto com acontecimentos do dia a dia facilitando esse processo. De maneira geral, percebemos que é urgente a necessidade de redefinição da proposta pedagógica aplicada nas turmas de educação de jovens e adultos, sendo necessárias mudanças profundas a fim de conhecer de forma real o perfil desses alunos, adequar as práticas pedagógicas à realidade que é apresentada.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem; Motivação; Conhecimentos Prévios.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )