SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Motivação e conhecimentos prévios: fatores condicionantes da aprendizagem do adulto na educação profissionalO movimento de cultura popular e o lugar de uma sensibilidade e inteligência identificadas nas práticas populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

COSTA, Telma Cruz. O descompasso dos programas de alfabetização de jovens e adultos: significados e sentidos. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.205-215. ISSN 0104-7043.

A reflexão proposta neste artigo resulta da pesquisa realizada no território insular de Salvador visando compreender as trajetórias escolares dos sujeitos/mulheres que participam do Programa de Alfabetização Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado, identificando os valores, significados e expectativas que atribuem à aquisição e usos da leitura e da escrita. O estudo tece, ainda, discussões sobre o lugar que a leitura e a escrita assumem no cotidiano da sala de aula, evidenciando o descompasso existente entre os desejos e as necessidades que as mulheres elaboram em referência ao domínio das competências da leitura e da escrita e o insucesso diante dos conteúdos escolares poucos significativos. A história oral temática como procedimento metodológico de cunho qualitativo mostrou-se mais apropriada à finalidade da pesquisa e às especificidades dos aspectos socioculturais que configuram as trajetórias escolares dessas mulheres cujas demandas foram reprimidas historicamente. A relevância das reflexões resultantes da investigação enuncia a urgente necessidade da formulação de políticas públicas especificas para atender às necessidades educacionais de grupos sociais que habitam o espaço da ilha do município de Salvador.

Palabras clave : Alfabetização de Jovens e Adultos; Trajetórias Escolares; Letramento Social e Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )