SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37O descompasso dos programas de alfabetização de jovens e adultos: significados e sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

GONCALVES, Luiz Gonzaga. O movimento de cultura popular e o lugar de uma sensibilidade e inteligência identificadas nas práticas populares. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.37, pp.219-226. ISSN 0104-7043.

Este artigo procura evidenciar que o Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife ganhou notoriedade, na década de 1960, como espaço de lutas por mudanças sociais. Em grande parte, isso aconteceu porque seus intelectuais superaram o entendimento instituído sobre cultura e cultura popular, e o pessimismo que impregnava tal entendimento. Considera-se que o MCP conseguiu dar esse passo em suas propostas de alfabetização de adultos e de ação cultural ao assumir, conforme consta em seu estatuto, a pesquisa, a investigação e o diálogo criativo com os trabalhadores dos setores populares. Para ilustrar essas afirmações foram consultados o Estatuto do MCP, o Livro de Leitura para Adultos e o livro Educação como Prática da Liberdade, de Paulo Freire, entre outros escritos.

Palabras clave : Movimento de Cultura Popular; Pesquisa; Método de Alfabetização de Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )