SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SOLANO, Cleonice Halfeld  e  COSTA, Amanda Cristina Bastos. O processo de constituição do Estado Brasileiro: implicações para a gestão escolar. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.19-28. ISSN 0104-7043.

O presente trabalho busca compreender o processo de constituição do Estado brasileiro, suas articulações e implicações para a sociedade contemporânea, especificamente para a gestão educacional. Para subsidiar as discussões, buscamos suporte no referencial epistemológico do materialismo histórico, por meio de estudos bibliográficos de autores dessa matriz teórica. Entendemos que a inserção do Estado brasileiro no âmbito capitalista efetivou-se de forma subordinada e dependente frente ao capital internacional. Nesse sentido, os desdobramentos e as especificidades desse processo materializam-se na escola, onde as propostas de gestão escolar são evidenciadas como mecanismo para busca de eficiência, de maior autonomia e elevação da melhoria da qualidade do ensino. No entanto, observamos que os pressupostos que embasam a gestão escolar após a Reforma de Estado dos anos 1990 reduzem os problemas da escola pública a uma questão técnica, apregoam uma pseudoparticipação e não potencializam o fortalecimento da luta pela superação dos valores dominantes. Assim, a análise revela uma estreita similaridade entre o processo de formação do Estado brasileiro e a perspectiva atual de gestão da escola.

Palavras-chave : Estado Brasileiro; Formação Social; Subordinação; Gestão Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )