SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Desafios para a inovação pedagógica na universidade do século 21Redefinições no papel do Estado: terceira via, novo desenvolvimentismo e as parcerias público-privadas na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MACEDO, Jussara Marques de. Gestão do trabalho docente no século XXI: do capital humano ao capital intelectual. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.41-55. ISSN 0104-7043.

Compreender as mudanças incididas a partir da crise estrutural do sistema capitalista de produção e reprodução social da vida material, voltadas à área de gestão do trabalho e da produção, são fundamentais para a apreensão das reformas nos sistemas de ensino voltadas à formação de trabalhadores de novo tipo, mais ajustados à nova configuração das forças produtivas e da gestão da produção. Nesse quadro se insere o trabalhador docente, que precisa também ser redimensionado para dar conta das mudanças necessárias para adaptar o trabalho escolar às novas demandas de produtividade e competitividade. Objetivamos explicitar a relação existente entre a centralidade e atualidade da Teoria do Capital Humano e do Capital Intelectual, como norteadores de políticas públicas e privadas de formação para o trabalho docente e a lógica teórica e mercadológica da “sociedade do conhecimento”. Demonstramos que o conhecimento é apresentado como elemento necessário e indispensável para o mais recente modelo de gestão do trabalho pedagógico, embora possa ser visto como elemento de produção da exclusão e da desigualdade. Concluímos que o novo modelo de gestão do trabalho pedagógico relaciona-se diretamente aos novos modelos de formação/qualificação docente para melhor ajuste e conformação às formas precarizadas de trabalho, presentes no século XXI.

Palabras clave : Gestão; Trabalho Docente; Formação Docente; Capital Humano; Capital Intelectual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )