SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Discurso capitalista, gestão universitária e formas de subjetivaçãoEnlaces entre subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

HAGE FIALHO, Nádia. Universidades Estaduais no Brasil: pauta para a construção de um sistema nacional articulado de educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.81-93. ISSN 0104-7043.

Este artigo trata de uma problemática, de natureza contraditória, vivenciada pelas universidades estaduais, no Brasil: sobre essas instituições se afirma a condição de universidade e, de modo simultâneo, se lhes nega a condição de pertencimento ao sistema público que incorpora as instituições de educação superior. Com base na legislação, referências históricas e documentos oficiais verifica-se que tal contradição impede-lhes o acesso a recursos públicos e promove a sua exclusão das políticas governamentais (em geral, destinadas às instituições federais de educação superior, universitárias ou não). O artigo considera o tema como pauta na construção do sistema nacional articulado de educação, no Brasil, sendo inevitável à sociedade posicionar-se a respeito da permanência das universidades estaduais com estatuto de universidade integrada ao sistema nacional ou da sua transferência à União, integrando, assim, o sistema federal de educação superior do país. Destaca-se que o que está em jogo diz respeito ao acesso e à permanência na educação superior pública, inclusiva, universitária, de qualidade, e que somente uma postura em favor desse compromisso fornecerá alguma possibilidade de reversão do quadro educacional de acesso limitado à educação superior, profundamente cristalizado, em decorrência de inúmeros desacertos e equívocos desencadeados, no passado, por uma política cruel, desordenada e pequena.

Palabras clave : Gestão da Educação; Universidades; Acesso e Permanência na Educação Superior; Sistemas de Educação; Política de Educação Superior no Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )