SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Universidades Estaduais no Brasil: pauta para a construção de um sistema nacional articulado de educaçãoPolíticas de educação e formação de educadores: uma relação necessária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

NOVAES, Ivan Luiz  y  CARNEIRO, Breno Pádua Brandão. Enlaces entre subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.95-104. ISSN 0104-7043.

Apresentamos, neste artigo, elementos que representam referências epistemológicas a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Na exploração desses conceitos, partimos do pressuposto de que há, no processo de gestão, um enlace entre aspectos objetivos e subjetivos. O primeiro refere-se àquilo que é concebido e produzido como política educacional, enquanto o segundo diz respeito à percepção e à produção de sentido de gestores de escola quando instados a implementar políticas. Com essa perspectiva, discorremos sobre a interface entre políticas, gestão escolar e subjetividade, com base em alguns estudos e pesquisas já desenvolvidos. Por fim, exploramos os conceitos de percepção e produção de sentido como categorias de análise complementares ao conceito de subjetividade.

Palabras clave : Política Educacional; Gestão Escolar; Subjetividade; Percepção e Produção de Sentido.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )