SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Enlaces entre subjetividade, percepção e produção de sentido na gestão escolarInovação da gestão dos saberes escolares: fator de promoção da qualidade do trabalho pedagógico. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

FREITAS, Kátia Siqueira de; CHACON, Fabio  e  GIRLING, Robert Henriques. Políticas de educação e formação de educadores: uma relação necessária. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.105-113. ISSN 0104-7043.

O texto é uma provocação aos que definem as políticas educacionais e aos educadores formadores de formadores, isto é, aqueles que tomam as decisões políticas educacionais e os professores dos cursos de formação de professores e de dirigentes da educação. Propõe uma aproximação relacional, acadêmica e prática entre as políticas educacionais nacionais e os referidos cursos. O objetivo é propiciar uma oportunidade de reflexões sobre a relevância das decisões voltadas para a educação pública de qualidade no contexto democrático nacional e sobre a formação e o desempenho dos educadores, visando uma educação mais condizente com a realidade socioeconômica, cultural e política do mundo globalizado e interdependente. Há a proposição de avaliação, acompanhamento e monitoramento dos programas desenvolvidos e executados como forma de propiciar a transparência das ações, a responsabilidade com o recurso público e o exame do impacto desses programas. O texto se apoia em ideias já expressas em algumas publicações anteriores e tenta avançar.

Palavras-chave : Políticas de Educação; Formação de Formadores; Qualidade da Formação de Formadores; Qualidade da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )