SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Políticas de educação e formação de educadores: uma relação necessáriaProcesso de Bolonha: reforma e gestão universitária para a internacionalização da educação superior na União Europeia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

AMORIM, Antonio; SANTOS, Carla Liane N. dos  y  SERRANO CASTANEDA, José Antonio. Inovação da gestão dos saberes escolares: fator de promoção da qualidade do trabalho pedagógico. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.115-126. ISSN 0104-7043.

Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade. Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacional atual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquanto uma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saber escolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão do sistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberes socioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.

Palabras clave : Gestão; Inovação; Saber Escolar; Trabalho Pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )