SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Avaliação do dispositivo de formação contínua dos professores das escolas fundamentais do Mali: o caso das comunidades de aprendizagemA percepção da comunidade escolar sobre a participação na gestão da escola: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FARENZENA, Nalú; ROSSI, Alexandre Jose; MACHADO, Maria Goreti Farias  y  BATISTA, Neusa Chaves. Implementação de planos de ações articuladas municipais: achados de uma pesquisa de avaliação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.151-165. ISSN 0104-7043.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de avaliação da implementação de planos de ações articuladas (PAR) numa amostra de 95 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no período de 2008 a 2010. Foi realizada uma avaliação de resultados em sentido estrito, que envolveu elementos contextuais, situações de execução das ações do PAR e condicionantes que limitavam a execução. O texto descreve os marcos e os procedimentos da avaliação e expõe um panorama da execução do PAR no conjunto dos municípios e na amostra de cada estado. No período analisado, embora tenha havido uma evolução positiva, parte considerável das ações não foi concluída, o que é explicado por dificuldades na oferta de programas e ações por parte do Ministério da Educação e por dificuldades de diversas ordens no âmbito dos governos locais. Com base na pesquisa realizada são destacados, nos comentários finais, características e desafios da implementação de políticas intergovernamentais, bem como alguns elementos para pensar a pesquisa em políticas públicas.

Palabras clave : Plano de Ações Articuladas; Política Educacional; Avaliação de Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )