SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Implementação de planos de ações articuladas municipais: achados de uma pesquisa de avaliaçãoExplicando a qualidade de cursos superiores de administração a partir de modelos de equações estruturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SANTANA, Mônica Silveira  e  SCHMITZ, Heike. A percepção da comunidade escolar sobre a participação na gestão da escola: um estudo de caso. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.167-180. ISSN 0104-7043.

A gestão escolar do ensino público baseia-se no princípio democrático, conforme a legislação brasileira, abrindo espaço para a participação da comunidade escolar na definição da proposta pedagógica da escola pública. Estudos científicos mostraram, contudo, certas dificuldades na implantação da gestão democrática. Pergunta-se, por isso, como se apresenta a situação atual da gestão democrática após mais de duas décadas. Objetiva-se identificar as possibilidades e limites da participação da comunidade escolar e local na gestão escolar da escola pública. Em um estudo de caso em duas escolas da rede municipal de Aracaju (SE), Brasil, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico das referidas escolas e levantada a percepção da sua comunidade sobre a participação na gestão escolar por meio de entrevista, aplicação de questionário e dinâmica de diagnóstico participativo. A pesquisa revela a necessidade de melhor consolidar uma gestão democrática eficaz e de se exigir maior aproximação entre escola e comunidade por meio de uma gestão estratégica.

Palavras-chave : Gestão Democrática Participativa; Escola; Comunidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )