SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38A percepção da comunidade escolar sobre a participação na gestão da escola: um estudo de casoQuestões sobre gestão, formação e avaliação a respeito do ensino religioso na escola pública do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

CATUNDA, Arturo Cavalcanti  e  VERHINE, Robert Evan. Explicando a qualidade de cursos superiores de administração a partir de modelos de equações estruturais. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.181-197. ISSN 0104-7043.

Este artigo trata de uma investigação realizada para identificar fatores determinantes da qualidade de cursos da educação superior no Brasil, por meio da aplicação da técnica estatística de Modelo de Equações Estruturais (MEE). Foram utilizados dados secundários obtidos do Censo da Educação Superior e do ENADE, contemplando um universo de 2.939 cursos e 1.035.765 alunos, da área de gerenciamento e administração, do ano de 2006. Também foi utilizada a técnica estatística de Análise de Classe Latente, resultando na identificação de 11 construtos que possibilitaram elaborar três modelos, um para cada uma das variáveis dependentes: ENADE - Conceito; IDD - Conceito; e Resultado Geral no ENADE. Dos três modelos, o relacionado ao ENADE - Conceito foi o que melhor explicou a variável dependente. O uso das técnicas nesta investigação permitiu identificar o perfil de instituição de ensino superior mais relacionado ao conceito de qualidade.

Palavras-chave : Ensino Superior; Eficácia no Ensino; Modelo de Equações Estruturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )