SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue38Explicando a qualidade de cursos superiores de administração a partir de modelos de equações estruturaisDo valor/aluno/ano ao custo-aluno-qualidade-inicial: o controle social na consolidação dos fundos constitucionais como política de Estado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

CAPUTO, Stela Guedes. Questões sobre gestão, formação e avaliação a respeito do ensino religioso na escola pública do Rio de Janeiro. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2012, vol.21, n.38, pp.199-213. ISSN 0104-7043.

O artigo aborda questões sobre gestão, formação e avaliação a respeito da disciplina de Ensino Religioso (ER) no Rio de Janeiro. A reflexão priorizará os encontros de formação de professores de ER nesse estado, incluindo seus fóruns. A partir da observação desses espaços, da consulta às atas de todos os encontros (desde 1996), da avaliação dos materiais distribuídos e de entrevistas com professores de ER, cheguei a algumas conclusões. Uma é que a Secretaria de Educação realiza esse tipo de encontro de gestão para planejar e discutir apenas com professores de ER. Com nenhuma outra área há encontros semelhantes. Outra conclusão é que esses espaços de formação são hegemonizados pela Igreja Católica, que submete os demais credos credenciados a sua linha de formação (basicamente as orientações das Campanhas da Fraternidade). Questiono, a partir disso, que consequências poderemos perceber na avaliação de estudantes. Discuto também como a disciplina ER é apontada por esses professores como um problema de gestão e uma solução para o que consideram como “mau desempenho escolar”. E, por fim, aponto a necessidade de uma educação pública laica.

Keywords : Gestão; Ensino Religioso; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )