SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigaçãoEducação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na educação básica- considerações polilógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Natureza da educação e filosofia da educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.31-39. ISSN 0104-7043.

Este artigo focaliza o problema da natureza da educação e sua relação com a filosofia da educação. É apresentada uma discussão sobre a natureza da educação e enfatizada a necessidade de se entender o conceito de educação para se prosseguir através da filosofia da educação. O propósito deste artigo não é trazer uma filosofia da educação específica como modelo. O objetivo é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação. A filosofia da educação tem sido pensada para investigar a natureza e fins da educação de modo a oferecer elementos para a prática educativa. Questões sobre educação levam as pessoas a questionar sobre a natureza da educação e por esse motivo é importante desenvolver o campo da filosofia da educação. Diferentes concepções de educação têm um aspecto comum concernente à necessidade de discussão mais profunda sobre fins e processos educativos. A investigação sobre educação é interminável e a tradição contemporânea e histórica da filosofia da educação nos convida a continuar a investigação sobre a natureza da educação na modernidade. Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.

Palavras-chave : Natureza da Educação; Filosofia da Educação; Concepção de Educação; Fins da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )