Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Natureza da educação e filosofia da educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.31-39. ISSN 0104-7043.
Este artigo focaliza o problema da natureza da educação e sua relação com a filosofia da educação. É apresentada uma discussão sobre a natureza da educação e enfatizada a necessidade de se entender o conceito de educação para se prosseguir através da filosofia da educação. O propósito deste artigo não é trazer uma filosofia da educação específica como modelo. O objetivo é discutir educação a partir da perspectiva da filosofia da educação. A filosofia da educação tem sido pensada para investigar a natureza e fins da educação de modo a oferecer elementos para a prática educativa. Questões sobre educação levam as pessoas a questionar sobre a natureza da educação e por esse motivo é importante desenvolver o campo da filosofia da educação. Diferentes concepções de educação têm um aspecto comum concernente à necessidade de discussão mais profunda sobre fins e processos educativos. A investigação sobre educação é interminável e a tradição contemporânea e histórica da filosofia da educação nos convida a continuar a investigação sobre a natureza da educação na modernidade. Entender a natureza da educação é importante para todos os que estão interessados no desenvolvimento de pessoas para o desafio de um mundo novo.
Palavras-chave : Natureza da Educação; Filosofia da Educação; Concepção de Educação; Fins da Educação.