SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Natureza da educação e filosofia da educaçãoFilosofia, filósofo, professor de filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GALEFFI, Dante Augusto. Educação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na educação básica- considerações polilógicas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.41-54. ISSN 0104-7043.

Trata-se de um ensaio que aborda a relação entre Educação e Filosofia a partir da implicação decorrente do retorno obrigatório da Filosofia ao ensino médio nacional. É também evidente o crescente interesse pela filosofia em todos os níveis da educação básica, pelo reconhecimento de que se trata de uma atividade de pensamento dialógico fundamental para o desenvolvimento humano saudável e criador. A abordagem privilegia a experiência do pensar apropriador, próprio e apropriado, buscando-se esclarecer a diferença entre uma filosofia para todos (básica) e uma filosofia profissional (superior). Procura-se destacar o empoderamento do sujeito conhecedor como foco primacial do filosofar na prática educativa, abordando diferentes instâncias propositivas para tratar da relação de educação e filosofia. Estas aparecem nos tópicos escolhidos, desenhando uma polilógica, formando um conjunto de tensores fundamentais que mostram a investigação da questão filosófica da educação a partir do imperativo da complexidade e do cuidado que se deve ter para não reduzir o acontecimento do pensar apropriador ao domínio da linguagem explicativa. Trata-se também de um esforço de compreensão a partir de si mesmo. Algo além da mensuração e da previsão. Algo que se cultiva no tempo e que ganha densidade com a duração imprevisível do existir singular.

Palavras-chave : Educação e Filosofia; Sócrates; Filosofia na Educação Básica; Método Dialógico; Abordagem Polilógica e Transdisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )