SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Filosofia, filósofo, professor de filosofiaA educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

LOPES, Fátima Maria Nobre. O duplo aspecto da educação: via de constituição do estranhamento ou de sua superação mediada pela ética. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.63-72. ISSN 0104-7043.

Este artigo aborda a posição do filósofo húngaro György Lukács acerca da centralidade do trabalho e do seu caráter teleológico, evidenciando a gênese ontológica da educação como formação humana e o seu desenvolvimento no âmbito das teleologias secundárias por meio das quais pode ocorrer a constituição e/ou a superação de estranhamentos. Tal assunto está exposto na sua obra Ontologia do Ser Social, na qual ele desenvolve as categorias centrais do homem enquanto ser social. Segundo Lukács, a malha social da vida humana é resultante do estabelecimento e realização de posições teleológicas dos homens, cujos resultados muitas vezes escapam do seu controle e vontade como se fosse uma segunda natureza, principalmente quando o percurso ou o resultado do processo dessa transformação torna-se estranhamento. Entretanto, mesmo diante de resultados inesperados, pois o homem está sempre realizando posições teleológicas “sob pena de fracasso”, Lukács afirma que não há uma contraposição entre teleologia e causalidade e sim uma conexão recíproca e operante. Isso nos remete à liberdade de escolhas e de buscas para soluções dos bloqueios à plena explicitação do gênero humano que se exprime como estranhamento, cuja superação exige a mediação da educação numa dimensão ética.

Palabras clave : Trabalho; Teleologia; Estranhamento; Ética; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )