SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39O duplo aspecto da educação: via de constituição do estranhamento ou de sua superação mediada pela éticaEmmanuel Levinas: educação e interpelação ética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MARQUES, Cássio Donizete. A educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.73-83. ISSN 0104-7043.

A educação, como formação do homem, permite vivenciar, na dialética da história, a relação entre o individual e o coletivo. Ela se dá na plena liberdade do homem que constrói seu projeto em meio a uma dada situação. O coletivo, embora não tenha existência ontológica, constitui uma das dimensões fundamentais para se pensar a educação como dialeticidade entre o indivíduo e o coletivo, entre a subjetividade e a objetividade, entre o projeto e a situação, entre a totalização e as totalidades parciais. O sucinto texto aqui apresentado é parte da conclusão de meu trabalho de doutorado, que tem como título Do Individual ao Coletivo na Crítica da Razão Dialética de Sartre: Perspectivas Educacionais. A singularidade e a prática pedagógica expressam os dois lados de uma mesma moeda, educar na e para a singularidade a partir de uma prática pedagógica que se expressa na coletividade de um grupo em permanente processo de totalização.

Palabras clave : Educação; Individual; Coletivo; Práxis; Dialética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )