SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Emmanuel Levinas: educação e interpelação éticaA educação como ética e a ética como educação em Kierkegaard e Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FARRERO, Jordi Garcia. O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.95-103. ISSN 0104-7043.

Este trabalho, que tem como finalidade estudar a maneira de caminhar de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), está configurado em duas partes. Por um lado, mostra a última etapa da vida do autor como o momento em que se percebe mais explicitamente seu verdadeiro homo viator. Durante esse período - tal como revelam suas obras autobiográficas -, ele estava submetido a duras acusações dos enciclopedistas, e o ato de caminhar acaba se convertendo na atividade mais adequada, visto que lhe permitia pensar, relembrar o passado e, ao mesmo momento, satisfazer o seu eu doído, triste e desprezado pela alta e ilustrada sociedade francesa. Nesse sentido, a forma de transitar rousseauniana foi solitária - uma espécie de autoexílio das cidades e dos aparelhos sociais - e caracterizada pelo contato com a natureza, como bem demonstra sua nova e principal ocupação: a herborização. Por outro lado, este artigo pretende realizar uma reflexão sobre a tendência educativa que surgiu no final do século XIX (neonomadismo pedagógico), já que a ação pedestre desse autor, que podia ser concebida como uma excursão, é um claro antecedente do Romantismo pedagógico.

Palabras clave : Rousseau; Caminhar; Neonomadismo Pedagógico; Excursão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )