SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39dentidad y educaciónFilosofia para crianças: apontamentos reflexivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SA, Ricardo Antunes de; CARNEIRO, Sonia Maria Marchioratto  e  LUZ, Araci Asinelli da. A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.159-169. ISSN 0104-7043.

Este artigo objetiva trazer contribuições aos educadores quanto aos processos de ensino e de aprendizagem na escola, com base no pensamento complexo de Edgar Morin e considerando as discussões da Conferência Internacional Os Sete Saberes Necessários para a Educação do Presente, realizada em setembro de 2010, em Fortaleza (CE). É desenvolvida uma análise compreensiva e dialógica sobre os princípios necessários para se efetivar uma educação que possibilite aos educandos refletir e intervir no mundo presente e futuro, sob um outro olhar epistêmico para enfrentar os desafios do pensar e do conhecer hoje necessários, na busca de um novo modo de ser.

Palavras-chave : Teoria da Complexidade; Educação; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )