Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
SA, Ricardo Antunes de; CARNEIRO, Sonia Maria Marchioratto e LUZ, Araci Asinelli da. A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.159-169. ISSN 0104-7043.
Este artigo objetiva trazer contribuições aos educadores quanto aos processos de ensino e de aprendizagem na escola, com base no pensamento complexo de Edgar Morin e considerando as discussões da Conferência Internacional Os Sete Saberes Necessários para a Educação do Presente, realizada em setembro de 2010, em Fortaleza (CE). É desenvolvida uma análise compreensiva e dialógica sobre os princípios necessários para se efetivar uma educação que possibilite aos educandos refletir e intervir no mundo presente e futuro, sob um outro olhar epistêmico para enfrentar os desafios do pensar e do conhecer hoje necessários, na busca de um novo modo de ser.
Palavras-chave : Teoria da Complexidade; Educação; Escola.